terça-feira, 20 de julho de 2010

Guardas Municipais participam de curso de capacitação para motociclistas














Aulas práticas para estabeler o controle da motocicleta, os reflexos e a coordenação do condutor, o curso é realizado pela Polícia do Exército, especializada em escolta de autoridades


Quinze Guardas Municipais de São José dos Pinhais fazem até esta sexta-feira (23), um curso de capacitação para direção de motos em serviço e situações de risco com a Polícia do Exército, especializada na área. O curso que tem duração de 40 horas e começou com uma aula teórica de técnicas de pilotagem, direção defensiva, manutenção e conservação e incidentes de panes mecânicas. As demais aulas são todas práticas para estabelecer coordenação, reflexos, controle da motocicleta e a utilização dos dispositivos sonoros e de iluminação.

“É diferente conduzir um veículo particular de um oficial, precisamos ter habilidade para enfrentar diversas situações de risco, abordagens e até perseguições, tudo isso colocando a segurança dos cidadãos em primeiro lugar, por isso temos que pensar muito bem antes de agir” afirmou Vanderson Tuono Gonçalves que é Guarda Municipal há 5 anos.

Todos os condutores da Guarda Municipal de São José dos Pinhais realizam cursos de capacitação para direção de veículos, motocicletas e legislação de trânsito além das aulas previstas na grade curricular do curso para ingresso na instituição. Os policias do exército são especializados em escolta de autoridades com batedores, que é um estágio mais avançado da qualificação

“Trabalhamos principalmente a parte de condução para evitar acidentes, como por exemplo mais preparo para frear no momento certo e técnicas para andar acima da velocidade permitida da via, adequando o serviço com a segurança no trânsito e com a responsabilidade em zelar pelo patrimônio e pela população” contou o sub-tenente do exército Henrique da Rosa.

No último dia de curso, os guardas passam por uma avaliação e recebem um certificado que os habilita a utilizar a motocicleta em serviço. De acordo com a necessidade, são feitas requalificações e cursos de reciclagem como o realizado na semana passada com 60 agentes de trânsito que abordou as mudanças no Código Nacional de Trânsito e a priorização da educação no trânsito.
Guarda Municipal de São José dos Pinhais prende matadores de rapaz do shopping.

Imagens do shopping ajudaram a identificar acusados de assassinato
Wellington Diego Gonçalves, 20 anos, e Jonas Ismael Gomes Fernandes, 19, foram presos trajando as mesmas roupas usadas no momento do crime.

Dois acusados de ter envolvimento com o assassinato de Roberson Siqueira, 24 anos, foram apresentados pela Polícia Civil nesta terça-feira (20), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O rapaz foi assassinado em frente ao shopping São José, em São José dos Pinhais, no domingo (18).

Wellington Diego Gonçalves, 20 anos, e Jonas Ismael Gomes Fernandes, 19, foram presos na noite de segunda-feira pela Guarda Municipal de São José dos Pinhais. Os nomes dos acusados foram revelados somente nesta terça-feira.

A assessoria de imprensa da prefeitura de São José dos Pinhais informou que os acusados foram presos em locais separados e que vestiam as mesmas roupas da hora do crime. Os acusados foram identificados a partir das imagens das câmaras de segurança do shopping. A terceira pessoa acusada de ter envolvimento no crime já foi identificada, mas ainda não havia sido presa na manhã desta terça-feira.

A arma e o veículo que foram utilizados pelos acusados estariam com a pessoa que ainda está foragida, segundo a prefeitura de São José dos Pinhais.

A vítima levou dois tiros na cabeça quando saía do shopping. Ele voltou ao estabelecimento para pedir socorro, mas não resistiu e morreu no local. A polícia informou que os homens que atiraram estavam em um carro Peugeot verde.

O capitão da Polícia Militar, Adilar Lima, afirmou que o crime teria sido retaliação por causa de outro crime que Siqueira estaria envolvido e que ocorreu em 2009. Já a mãe da vítima, Marlene Maria do Nascimento, disse que o filho vendeu um carro no ano passado e o cliente não ficou satisfeito. Depois da venda, o cliente passou a ameaçar Siqueira, que passou a andar armado e tinha se mudado para Fazenda Rio Grande, também na região metropolitana.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Trio é preso por cometer três assaltos em uma hora em São José dos Pinhais.

Três bandidos foram presos na manhã de hoje (5), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, após assaltarem um comércio, um pedestre e um veículo Fiesta, em menos de uma hora. Iverson Rodrigo da Silva, 26 anos, com passagem pela polícia por furto; Marcos Goldini Reinaldi, 28 anos; e Cleverson de França, 28 anos, reagiram à prisão, apontaram um revólver calibre 38 para a Guarda Municipal, mas acabam detidos.

A ação dos bandidos teve início em uma panificadora na rua Joaquim Ferreira Claudino, no Jardim Cruzeiro. De lá, eles roubaram uma quantia de R$ 300 e na fuga ainda assaltaram um pedestre. Pouco depois, o grupo abordou o motorista de um Fiesta Prata e fugiram levando o veículo da vítima. Para despistar, eles ainda tentaram, no terminal central no município, entrar em um táxi.

Uma testemunha que seguiu os assaltantes entrou em contato com a Guarda Municipal e nesse momento em que eles tentavam entra em um táxi foram abordados. O grupo reagiu à prisão, mas se renderam minutos depois. Eles foram encaminhados à Delegacia do município e lá a polícia ainda identificou que o grupo portava vários cartões de créditos e agora investiga se eles são roubados ou clonados.