quarta-feira, 16 de junho de 2010

Novo Conselho Comunitário de Segurança é criado em SJP

Guardas municipais que participaram de operação durante um assalto no Jardim Aristocrata são homenageados pelos moradores do bairro

Moradores do Jardim Aristocrata realizaram uma homenagem aos guardas municipais e aos policiais militares que participaram da ação que desmantelou uma quadrilha de assaltantes no bairro. Durante a homenagem, a Secretaria Municipal de Segurança propôs aos moradores a criação de um Conselho Comunitário de Segurança (Comunseg) no bairro, ação que foi aceita de imediato pelos moradores. “Foi uma surpresa conseguir a aceitação dos moradores logo na primeira reunião. O projeto ficou claro e até mesmo uma diretoria foi montada”, relata Margareth Naiscimento, representante da diretoria de relacionamento com a comunidade.ComunsegAtualmente, São José dos Pinhais possui 13 Comunsegs e outros pontos do município vêm estudando a sua implantação. A Prefeitura tem uma linha de gestão moderna na área de segurança pública, com o desenvolvimento de ações de incentivo à criação dos Comunsegs. Com os conselhos descentralizados, os cidadãos se organizam melhor dentro da realidade de cada região do município e conseguem debater os trabalhos que serão desenvolvidos a partir da formação dos Comunsegs.

Criado o 14º Comunseg em São José dos Pinhais, até o fim do ano a Secretaria Municipal de Segurança pretende contar com 17 Conselhos Comunitários.

“Este exemplo de São José estamos levando para todo o país. Um organismo em que a comunidade debate e discute ações de segurança de acordo com a realidade de cada região. Os próprios conselheiros conseguem eleger o que é prioridade em cada uma das ações a serem desenvolvidas em seu bairro, em sua região”, salienta o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend.AssaltoO assalto no Jardim Aristocrata aconteceu no dia 26 de maio e ganhou grande repercussão. Na ocorrência, equipes da Guarda Municipal e da PM atenderam ao chamado de vizinhos, que perceberam atitudes estranhas em um imóvel da região. Ao chegarem no local, a PM entrou na residência, enquanto a GM realizou o trabalho de cobertura na rua, evitando a fuga dos assaltantes. Houve troca de tiros e três bandidos foram mortos no local, sendo que a família, mantida refém, foi liberada sem ferimentos. Após a prisão, foi verificado que a quadrilha já vinha realizando assaltos na cidade há vários dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário